Antes de falarmos sobre o projeto desenvolvido pela Novo nordisk, não poderiamos deixar de falar sobre nossa cidade.
O município de Montes Claros está situado na Serra do Espinhaço, no Alto Médio São Francisco, na região mineira denominada Polígono das Secas, no Norte do Estado. O clima é o tropical quente e seco, com temperatura média anual de 24°C. Está entre as cinco maiores cidades do Estado de Minas Gerais, com uma população de um pouco mais de 450 mil habitantes, segundo dados do IBGE – 2010. Além disso, é o segundo maior entroncamento rodoviário do país, ligando o centro oeste ao nordeste do Brasil.
Com uma área de aproximadamente 3.600 km², faz limites com os municípios de Bocaiúva, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Mirabela, Patis, São João da Ponte, Capitão Enéas, Francisco Sá, Juramento e Glaucilândia.
Como muitos municípios brasileiros, Montes Claros é fruto de expedições bandeirantes que desbravavam o interior do país em busca de ouro, pedras preciosas, além de escravizarem índios e comercializarem com escravos vindos da África. Assim, em 1707, o bandeirante Antônio Gonçalves Figueira, pertencente à Bandeira de Fernão Dias, com o intuito de conquistar muitas riquezas, organizou fazendas, que mais tarde se transformariam em cidades. Em abril desse mesmo ano , Figueira obteve a sesmaria que transformou-se em Fazenda de Montes Claros, sendo Formigas o segundo povoado dessa mesma fazenda. Com o comércio de gado, Gonçalves Figueira observa a necessidade de abrir caminhos, por isso constrói a estrada para Tranqueiras, na Bahia, e também para o Rio São Francisco. Com tal comércio, a Fazenda de Montes Claros transformou-se no maior centro comercial de gado, no norte de Minas Gerais. Em 1857, a então Vila Montes Claros de Formigas, com pouco mais de dois mil habitantes, foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se, apenas, de Montes Claros.
Com uma economia dinâmica, o município destaca-se em vários setores como o comércio, setor de serviços, indústrias e construção civil.
No calendário de eventos da cidade destacam-se a Exposição Agropecuária Regional; a Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços - FENICS, atraindo por volta de 250 expositores, com um movimento anual de 100 milhões em negócios; o Festival Nacional do Pequi; e o Carmontes, o carnaval fora de época, que atrai muitos foliões no mês de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário