Nós sempre tivemos interesse pessoal no cuidado ao diabetes
A história da Novo Nordisk tem mais de 88 anos. Tudo começou em 1922, quando um casal dinamarquês, August e Marie Krogh, viajou para a América do Norte. August Krogh era professor na Universidade de Copenhagen. Sua esposa, Marie Krogh, era médica e pesquisadora em doenças metabólicas e mais importante que isso, Marie era portadora de diabetes tipo 2. Os Kroghs souberam de dois pesquisadores canadenses, Frederick Banting e Charles Best, que estavam tratando pessoas com diabetes com um extrato de insulina obtido a partir do pâncreas bovino. Os Kroghs se interessaram muito por esse tratamento e conseguiram permissão para produzir insulina na Dinamarca.
Inovação na extração de insulina
Ao retornarem para a Dinamarca, August Krogh fundou o Nordisk Insulinlaboratorium (“Nordisk” significa Nórdico em dinamarquês) junto com Hans Christian Hagedorn - um especialista na regulação do açúcar sanguíneo, e com o suporte financeiro de August Kongsted. Em 21 de dezembro de 1922, a Nordisk extraiu uma pequena quantidade de insulina do pâncreas bovino. Os primeiros pacientes foram tratados em março de 1923.
Uma nova era
Em 1923, o engenheiro Harald Pedersen e seu irmão Thorvald Pedersen juntaram-se à Nordisk. Entretanto, Thorvald não se entrosou com Hagedorn e, em 1924, ele e o irmão se estabeleceram por conta própria e deram à sua empresa o nome de Novo Terapeutisk Laboratorium. Em 1925 informaram aos farmacêuticos dinamarqueses que, tanto a insulina quanto a seringa Novo, já estavam disponíveis para comercialização. Nos 65 anos seguintes, as duas empresas se expandiram rapidamente. Ambas desenvolveram grandes unidades de pesquisa e competiram pela liderança do mercado com novos produtos para o tratamento do diabetes. A Novo tornou-se a maior produtora de enzimas industriais do mundo e a Nordisk desenvolveu medicamentos para o tratamento da hemofilia e de distúrbios do crescimento.
Duas tornam-se uma
Em janeiro de 1989, Novo e Nordisk decidiram unir suas forças. A nova empresa foi chamada Novo Nordisk S/A.
Foco
No início de 1999, decidiu-se que a Novo Nordisk se desmembraria em duas empresas distintas, uma com foco no cuidado à saúde e a outra com foco em enzimas para aplicação industrial. Em 14 de novembro de 2000, Novo Nordisk e Novozymes começaram a operar como duas empresas oficialmente separadas. Hoje, a Novo Nordisk é líder mundial¹ no tratamento do diabetes. A empresa tem o maior portfólio de produtos para diabetes da indústria, incluindo os mais avançados sistemas de aplicação de insulina. A Novo Nordisk ainda tem forte atuação em áreas como distúrbios de coagulação, do crescimento e na terapia de reposição hormonal e oferece serviços que fazem diferença significativa para os pacientes, profissionais de saúde e sociedade. Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega aproximadamente 29.000 pessoas em 81 países e seus produtos são comercializados em 179 mercados.
No Brasil
Presente no Brasil desde 1990, a Novo Nordisk consolidou sua presença no país em 2002, quando comprou o laboratório Biobrás – único produtor nacional de insulina. Reafirmando o interesse e o comprometimento da empresa com o país, em abril de 2007, a Novo Nordisk inaugurou a maior fábrica de insulinas da América Latina, em Montes Claros - MG, com investimentos de mais de US$ 200 milhões.
2010 será um ano para entrar na história da Novo Nordisk que celebrou 20 anos no mercado brasileiro. Durante essas duas décadas, a afiliada brasileira tem consolidado sua presença nos mercados de Diabetes, Hemofilia e Hormônio do Crescimento, contribuindo para mudar a vida dos pacientes em todo país.
Referência:
1) IMS - Diabetes Market Share in Value - March/2010
1) IMS - Diabetes Market Share in Value - March/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário